Slices of black bitter chocolate

Você pode estar pensando em chocolate como um prazer culpado, mas os antigos Maias consideravam o alimento dos deuses.

Sem dúvidas, os Mayas chegaram a uma coisa certa: o chocolate é realmente um alimento saudável. Ou seja, enquanto você comprar o Chocolate Amargo. Na verdade, quanto mais amargo o chocolate mais saudável ele é.

Se você não acredita, leia as cinco boas razões para escolher o chocolate amargo, em vez de chocolate ao leite.

1. O chocolate amargo é melhor para perda de peso.

Mesmo que a quantidade de calorias do chocolate ao leite e chocolate amargo sejam muito semelhantes (e de fato o chocolate ao leite, por vezes, contém menos calorias), o chocolate amargo contém significativamente menos carboidratos. Chocolate ao leite em geral possui cerca de 50 gramas de carboidratos em uma porção de 100 g, enquanto que a quantidade de carboidratos no chocolate amargo varia de 8 a 35 carboidratos, dependendo de quão amargo está. Um chocolate com 70% de cacau tem ~ 30 gramas, um chocolate de 85% tem ~ 20 gramas.

Se a perda de peso ou manutenção é o seu objetivo, a combinação de grandes quantidades de hidratos de carbono e gordura é algo para evitar. Uma quantidade elevada de hidratos de carbono irá aumentar a secreção de insulina, o que é um sinal para o corpo armazenar energia na forma de gordura. A razão pela qual as dietas de baixo carboidrato são tão eficazes para a perda de peso é o seu efeito sobre a insulina: mesmo se você comer muita gordura, se não houver carboidratos presentes para dirigir-se à insulina, a energia da gordura dietética não será armazenada em gordura células.

A menos que você consuma apenas uma pequena quantidade ou restringir outras fontes de carboidratos ao mínimo, que combina chocolate ao leite com uma dieta de baixo carboidrato vai ser difícil. Se seu objetivo é ficar com menos de 50 gramas por dia, 100 gramas de chocolate ao leite satisfazem toda a sua quota. Mas 100 gramas de chocolate amargo 85%  ainda deixam você com 30 gramas para gastar em outras fontes de carboidratos, fazendo com que o chocolate amargo seja uma opção viável mesmo para dietas de baixo carboidrato.

2. O Chocolate amargo retarda o envelhecimento.

Cientistas do Centro Hershey para a Saúde e Nutrição na Pensilvânia, Estados Unidos, confirmaram que o chocolate retarda o envelhecimento, segundo informou a revista Chemistry Central Journal.

De acordo com o estudo, os antioxidantes presentes no Cacau previnem o envelhecimento e os flavonoides são pigmentos naturais presentes nos vegetais que atuam protegendo o organismo de agentes oxidantes. O organismo humano não os produz, e, por isso, deve obtê-los mediante a alimentação. O chocolate amargo possui polifenóis, ao contrário do chocolate branco ou ao leite que não possui alto teor de Cacau. No caso do chocolate quente, os antioxidantes diminuem, porque perdem suas propriedades ao serem expostos a altas temperaturas.

3. O chocolate amargo tem mais polifenóis do cacau.

Os benefícios de saúde do chocolate são quase inteiramente devido aos polifenóis presentes no cacau. Como regra geral, sempre que você ler algo bom sobre o chocolate, o que eles realmente estão falando é do Cacau. Portanto, quanto maior o teor de cacau no chocolate, maiores são os efeitos positivos sobre a saúde. O chocolate ao leite padrão irá conter cerca de 30% de cacau, enquanto chocolates amargos superiores têm normalmente mais de 70%.

Outra coisa que reduz o teor de polifenóis do chocolate (em 60-90%) é a alcalinização, também conhecido como processamento holandês ou simplesmente Dutching. A Alcalinização foi inventada no século 19 para se livrar do amargor do cacau em pó e para torná-lo mais saboroso. Cacau em pó não-alcalinizado tem sua cor marrom mais clara e o sabor menos doce do que o cacau em pó alcalinizado.

Hoje em dia o processamento holandês é muito comum entre os fabricantes de chocolate industriais, o que sugere que há uma boa chance de chocolate ao leite irá conter cacau alcalinizado. Muitos chocolates amargos parecem usar cacau não alcalinizado, no entanto, provavelmente porque o amargor é percebido como preferível entre os entusiastas de chocolate.

4. Os polifenóis do cacau no chocolate amargo são mais bio disponíveis.

Mesmo que o chocolate amargo passe a ser produzido à partir do cacau alcalinizado, você ainda pode ter mais benefícios providos dos polifenóis.

Esta é mais uma vez relacionada com as diferenças na composição de macronutrientes de chocolates.

Em primeiro lugar, a biodisponibilidade dos polifenóis de cacau depende em parte do teor de gordura do chocolate. Um estudo in vitro mostrou que o licor de cacau (que é cerca de 50% de gordura) manteve mais polifenóis que o cacau em pó (cerca de 15% de gordura), quando submetidos a um modelo de digestão. A razão parece ser que o teor de gordura mais elevado aumenta a estabilidade dos polifenóis de cacau, durante a digestão. Em segundo lugar, sacarose e proteína do leite podem afetar a absorção dos polifenóis negativamente.

O chocolate amargo não possui nenhuma proteína do leite, menos sacarose e muito mais licor de cacau do que o chocolate ao leite. O conteúdo real varia, uma vez que diferentes países têm regulamentos diferentes sobre que tipo de chocolates podem ser chamados de “chocolate”. A FDA, por exemplo, afirma que o chocolate amargo deve conter pelo menos 35% de licor de chocolate, já o chocolate ao leite precisa apenas de mais do que 10%.

Além disso, chocolates com 40-70% de cacau também são por vezes vendidos como “chocolate amargo”, por isso não se esqueça de verificar a lista de ingredientes antes da compra. As palavras “massa de cacau”, “licor de cacau”, “cacau”, “pasta de cacau”, “cacau”, ou algo nesse sentido devem ser o primeiro da lista – se “açúcar” é mencionado em primeiro lugar, não é definitivamente chocolate amargo realmente.

5. O efeito satisfatório do chocolate amargo.

Qualquer um que tenha experimentado tanto o chocolate ao leite e o chocolate amargo deve ter notado que é preciso muito menos para satisfazer os desejos de chocolate com o último que o primeiro. Eu pessoalmente posso comer 200 gramas de chocolate ao leite (mais de 1.000 kcal) de uma só vez, sem ter o meu desejo satisfeito. Com 99% de chocolate escuro, alguns pedaços são suficientes. Um efeito semelhante foi demonstrado em um estudo do ano passado.

Isso, como já mencionado, não está relacionado ao teor de calorias, porque o chocolate ao leite e o chocolate amargo tem praticamente a mesma quantidade de calorias. Em vez disso, a razão pela qual uma quantidade menor de chocolate amargo é suficiente é provavelmente uma combinação de açúcar e menos ou mais nutrientes. Os seres humanos em geral têm uma preferência por alimentos doces,  é por isso que amamos doces quando somos crianças. Mas parte da razão pela qual nós não podemos parar de comer doces, atése sentir doente é que não existem nutrientes em doces, apenas calorias. Esta falta de nutrientes causa com que nosso corpo fique saciado mais lento que o normal.

Uma vez que o chocolate amargo tem maior concentração do pó de cacau, é também superior em muitos nutrientes, tais como ferro, magnésio, fósforo, cobre e manganês. Combinado com a menor quantidade de açúcar e alta quantidade de gordura, não será nenhuma surpresa que você troque rapidamente o chocolate ao leite pelo chocolate amargo.

Resumo.

O chocolate amargo contém menos açúcar, mais gordura e colesterol neutro, e mais polifenóis do cacau em uma forma mais biodisponível do que o chocolate ao leite. O chocolate também pode te satisfazer com mais facilidade, o que significa que tem menos calorias para satisfazer os seus desejos de chocolate.

Tenha em mente, no entanto, que o excesso de consumo de chocolate amargo tem as suas desvantagens também. O pó de cacau é rico em ferro e oxalatos, que são prejudiciais em quantidades elevadas. Vamos voltar com novas postagens sobre os valores de ingestão ideais, mas por agora, eu limito meu consumo a 50-100 gramas de chocolate por dia.

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