Urucum

Corante Natural – E160b Urucu, ou urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta…

Veja mais

Tartrazina

Corante Sintético – E102 Tartrazina tem sua utilização controlada: corante azoico, ou seja, que se transforma com o cozimento mudando de cor. A tartrazina, é um pigmento sintético pertencente ao grupo funcional dos azo-compostos (compostos orgânicos que apresentam nitrogênio em sua estrutura química, e que proporciona a cor amarelo-limão se utilizada como corante alimentar.

Veja mais

Sorbitol

Sorbitol  – E420 O sorbitol é um poliálcool, também chamado de glucitol. É encontrado naturalmente em diversas frutas, tais como a macã e a ameixa. Pode ser obtido a partir da hidrogenação da glicose. Seu poder de adoçar é 50% menor que o da sacarose. Sua utilização é principalmente voltada para a indústria alimentícia e farmacêutica. Na indústria…

Veja mais

Riboflavina

Corante Natural – E101 Riboflavina é o extrato da gema de ovo. A riboflavina (lactoflavina ou vitamina B2; designada no passado também por vitamina G; nome sistemático 7,8 – dimetil-10-(D-1′-ribitil)-isoaloxazina) é um composto orgânico (flavina) da classe das vitaminas. No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas é importante para a saúde dos olhos, pele, boca e…

Veja mais

Produtos Lácteos Frescos e Derivados

Produtos lácteos frescos incluem leite sem gordura, leite integral, meio-a-meio, e creme. A principal diferença única entre eles – teor de gordura – é a propriedade pela qual a FDA define e classifica cada um desses produtos lácteos frescos. Produtos lácteos frescos são valorizados pela confeitaria artesanal por seu sabor e, quando possível, estes são…

Veja mais

Pectina

Gelificante – E440 Para fabricar a pectina, procede-se à hidrólise da pectina presente nos vegetais por cozimento das cascas de citros ou bagaço de maça em meio ácido. Essa operação libera a pectina e outros produtos solúveis. A pectina é um polissacarídeo ramificado constituído principalmente de polímeros de ácido, ramnoise, arabinose e galactose. É um dos principais componentes…

Veja mais

Páprica

Corante Natural – E100c A páprica ou paprica, mais conhecido em Portugal por pimentão, é uma especiaria obtida do pimentão-doce depois de seco e moído, muito usada na cozinha como condimento. O pimentão-doce é uma variedade de Capsicum annuum, da família das Solanaceae. A sua origem é latino-americana, mais especificamente da região central e do México. Diversas variedades desta espécie…

Veja mais

Nozes e Grãos

Nozes e grãos são normalmente utilizados nos produtos de confeitaria por seu sabor, textura, e teor de gordura. Várias nozes podem ser usadas ​​pelo confeiteiro artesanal, incluindo avelãs, amêndoas, pecã e macadâmia. Suas qualidades e normas gerais de manejo são praticamente as mesmas.  A sua característica comum é o elevado teor de gordura, e a…

Veja mais